Datacenter virtual: uma tendência em serviços corporativos de TI

Datacenter

A percepção atual do mercado de tecnologia indica claramente a necessidade da utilização do Datacenter Virtual no ambiente corporativo de TI. Inovador em seu tempo, conforme o próprio advento da internet no passado, é possível tecermos um prognóstico de que daqui no máximo 4 anos, a utilização do Datacenter Virtual será algo intrínseco a qualquer empresa, da mesma forma que é tão usual se utilizar a rede mundial de computadores, por exemplo.

Otimização dos serviços corporativos

Com as facilidades proporcionadas pelo Datacenter Virtual, temos hoje este acessório como uma ferramenta que otimiza tudo o que envolva os serviços corporativos de TI numa empresa e/ou negócio.

Um dos benefícios, (são inúmeros e não daria para pontuar todos aqui) é a diminuição de custos, promovida pela usabilidade de siglas como SaaS (Software como Serviço) e PaaS (Plataforma como Serviço). Tais iniciativas, revelam contenção de gastos com licenças, e ainda o uso do Datacenter feito um serviço, o que por sua vez oferece muitas outras vantagens, as quais veremos algumas a seguir.

Otimização de custos

A presença de um Datacenter na própria empresa para um serviço cloud possibilita o pagamento apenas pelo espaço ocupado, diminuindo o investimento e permitindo que o restante que antes seria gasto, seja investido em demais áreas necessárias.

Projetos personalizados

O serviço cloud permite que a empresa adote um modelo de datacenter que esteja alinhado às configurações e necessidades da empresa, e não o contrário.

Expansão de armazenamento

De acordo com a necessidade de espaço, com o serviço em nuvem é possível a escalabilidade, ou seja, não é necessário instalar outra máquina para ter maior espaço.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>