Entenda a importância da atualização tecnológica nas empresas para ter melhores resultados

entenda-a-importancia-da-atualizacao-tecnologica-nas-empresas-para-ter-melhores-resultados.jpeg

Não é segredo para ninguém que, a fim de manter o seu negócio competitivo no mercado, é preciso apostar em inovação. Por meio dessa iniciativa, a empresa consegue criar soluções eficientes, minimizar o impacto de eventualidades, antever situações adversas e gerar alternativas que proporcionem experiências positivas ao consumidor.

Nesse contexto, cada vez mais têm surgido tecnologias com a função de solucionar um problema específico, podendo ser aplicadas de acordo com a particularidade de cada negócio. 

No entanto, em um mar de novidades, que se expande cada dia um pouco mais, é preciso saber por onde navegar e buscar as soluções que vão apresentar respostas necessárias para o que você precisa, certo? 

Por isso, no texto de hoje, vamos falar mais sobre a atualização tecnológica empresarial, suas vantagens e alguns exemplos de ferramentas que podem ser a solução para os seus problemas. Boa leitura!

Por que ficar de olho nas novidades do mundo da tecnologia

Uma empresa que acredita que o seu produto já é bom o suficiente ao ponto de não precisar de inovação está fadada ao fracasso. Afinal, a melhoria na qualidade do serviço deve ser sempre uma meta a ser perseguida por qualquer gestor.

Outro erro comum cometido em algumas empresas é adiar ao máximo a atualização tecnológica, adotando novas ferramentas somente quando o mercado e seus concorrentes as obrigam a fazê-lo. Isso pode ocasionar um certo atraso e fazer com que elas percam competitividade. 

Mas quando então se torna necessária a atualização tecnológica empresarial? Para responder a essa questão, é preciso conhecer de perto a realidade e as necessidades da sua empresa. Como as novidades tecnológicas estão aparecendo cada vez mais rapidamente, é praticamente impossível acompanhar todas as atualizações — e isso nem sempre é financeiramente vantajoso. 

Por isso, é preciso conhecer as necessidades do seu negócio. Se os equipamentos já apresentam sinais de obsolescência ou desatualização, como falta de compatibilidade com componentes de hardware mais modernos, avalie a chance de investir em novas tecnologias. Caso contrário, verifique se uma atualização de sistema já está disponível.

 

3 vantagens do uso da atualização tecnológica empresarial

1. Aumento da produtividade

Uma tecnologia mais moderna traz consigo uma série de benefícios:

  • melhora a comunicação entre diferentes áreas da empresa;
  • facilita a gestão do tempo;
  • agiliza a realização de diversas tarefas.

Podemos resumir o impacto dessas melhorias apontando para o aumento da produtividade, já que essas práticas resultam na redução de tempo para completar as atividades e elevação do nível de qualidade no serviço entregue.

2. Otimização de processos internos

Uma outra mudança trazida pela atualização tecnológica nas empresas é a otimização dos processos internos. Algumas ferramentas conseguem ajudar o gestor a identificar onde estão os gargalos operacionais do seu negócio. Muitas vezes, algumas mudanças simples no fluxo de informações dentro da companhia podem representar grandes avanços. 

Por exemplo, um software pode, com uma velocidade muito maior, elaborar modelos que podem ser implementados pelo gestor.

3. Auxílio na tomada de decisão

Uma consequência direta do uso da tecnologia em qualquer nível de uma empresa é o auxílio ao gestor na tomada de decisão. Como mostramos nos itens anteriores, as ferramentas tecnológicas ajudam a identificar onde estão os problemas no fluxo interno e quais são os gargalos que impedem um aumento da produção, por exemplo. 

E é nesse momento que a tecnologia contribui para a tomada de decisão. Após enxergar mais claramente o cenário interno e externo do seu negócio e identificar os obstáculos, o gestor consegue tomar uma decisão mais rápida e adequada para solucionar essa situação ou adotar algum tipo de estratégia. 

 

3 ferramentas indispensáveis para uma boa atualização tecnológica empresarial

1. Cloud computing

Os serviços de cloud computing facilitam o acesso a informações por uma empresa ou um usuário de qualquer local. Esse modelo de infraestrutura na nuvem tem ganhado cada vez mais espaço nos últimos anos e já faz parte do dia a dia das pessoas.

O cloud computing está presente, por exemplo, no momento em que fazemos uma transação financeira usando um aplicativo do banco, acessamos uma planilha de custos pelo smartphone ou enviamos um arquivo pelo aplicativo do email no celular. 

Esse tipo de serviço desobriga o gestor de armazenar todo tipo de informação em um data center próprio e garante mobilidade para que as informações possam ser acessadas remotamente, por meio de um dispositivo conectado à internet. 

2. Data Center Virtual

Data Center Virtual funciona como uma espécie de nuvem privada, com equipamentos interligados e automatizados. Trata-se de uma tendência tecnológica cada vez mais adotada pelas empresas — a previsão é que em quatro anos, no máximo, esse sistema faça parte de todas as organizações.

O modelo virtual substitui a necessidade de instalar um data center físico na sua empresa.  Além disso, você não precisará se preocupar em negociar separadamente servidores, storages, switches, roteadores, entre outros equipamentos.

Entre as vantagens de um data center virtual, podemos destacar a economia de recursos, já que é possível pagar somente pelo espaço ocupado pela sua empresa. Há também uma facilidade maior de expandir o armazenamento, algo que pode ser solicitado sempre que for necessário. 

3. ERP

ERP (Enterprise Resource Planning) é um software que tem como objetivo principal ajudar o trabalho do gestor. O sistema organiza as informações e torna mais fácil a visualização dos processos. Além de manter um banco de dados sobre compras, vendas, estoque e clientes, por exemplo, o ERP também funciona como uma ferramenta que integra esses registros. 

Dessa forma, a tecnologia é usada para gerenciar e integrar os processos de todos os setores da empresa. E é aí que entra o trabalho do gestor, que passa a ter mais tempo disponível para tomar decisões importantes.

Com um ERP que consiga integrar os fluxos informacionais da empresa, o gestor consegue identificar os gargalos que precisam ser solucionados. Assim, o trabalho flui mais facilmente.  

Agora que você sabe das vantagens da atualização tecnológica empresarial e as ferramentas que podem ser usadas no seu negócio, siga-nos em nossas redes sociais para continuar por dentro deste e de outros assuntos relevantes! Nós estamos no FacebookLinkedIn e também no Twitter

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>