Saiba porque seus fornecedores devem ser seus parceiros de negócio

saiba-porque-seus-fornecedores-devem-ser-seus-parceiros-de-negocio.jpeg

A área de Tecnologia da Informação (TI) das empresas já não é mais apenas um setor de apoio. Hoje em dia, as equipes de TI podem atuar na estratégia corporativa com o uso de novas tecnologias capazes de promover a eficiência e a qualidade dos serviços ofertados pelas organizações no mercado. 

Nesse cenário, desenvolver parcerias flexíveis e próximas com fornecedores de TI tem se tornado uma grande tática de negócio.

Para que esse relacionamento tenha sucesso, o fornecedor de TI deve ser escolhido com o mesmo cuidado que envolve a contratação de um funcionário, afinal, ele terá bastante interação com as equipes de trabalho e contribuirá para o bom desempenho das atividades da área.

Cada empresa tem sua particularidade, por isso, levar em consideração a experiência no setor do negócio é fundamental para escolher fornecedores capazes de atender as demandas de maneira flexível.

No post de hoje, você entenderá melhor a importância dos fornecedores de TI para o desempenho de um negócio e como se dá essa relação de parceria. Acompanhe!

A importância do fornecedor de TI para o sucesso do negócio

As organizações adquirem de seus fornecedores todos os equipamentos e serviços necessários para dar continuidade às suas atividades.

Naturalmente, esses instrumentos podem impactar, de forma positiva ou não, a qualidade dos serviços prestados, sejam eles internos ou voltados para o consumidor final. 

Devido a importância dos fornecedores de TI para o sucesso do negócio, o melhor caminho para minimizar resultados negativos é formar um time de empresas parceiras com alta certificação.

Para o gestor de TI, identificar e selecionar bons fornecedores é uma questão de sobrevivência da empresa, especialmente no mercado tecnológico, afinal, ele envolve questões relacionadas à segurança das informações, agilidade nas operações e redução de custos.

Os níveis de padrão de qualidade exigidos no mercado são cada vez mais altos. Por este motivo, o processo de seleção e qualificação de fornecedores precisa ser cada vez mais eficaz para garantir a redução do maior número de erros.

Como selecionar um fornecedor de TI

Para contratar fornecedores que assegurem um serviço de qualidade, assessoria e suporte flexível é fundamental investigar as competências dos fornecedores de acordo com três aspectos:

  • produtivos;
  • financeiros;
  • mercadológicos.

Além disso, no setor de TI é essencial que o fornecedor seja bem conhecido pela empresa.

Nos casos de Data Center Virtual, por exemplo, em que toda a infraestrutura da empresa fica armazenada em nuvem, caso o fornecedor tenha qualquer tipo de problema, toda a empresa sofrerá, afinal, sua infraestrutura e demais dados estarão no provedor.

Sendo assim, ter conhecimento do potencial e das restrições dos fornecedores de TI propicia um processo de negociação não voltado apenas para concorrência de preços, mas, também, de diversas características como flexibilidade, fácil acesso e qualidade nos serviços de consultoria.

O papel do fornecedor de TI

Cada vez mais as exigências dos clientes aumentam, procurando produtos e serviços de qualidade que também proporcionem uma redução nos custos da empresa.

Essas premissas forçam os fornecedores a desenvolverem produtos e soluções que atendam e superem as expectativas do consumidor, proporcionando competitividade da empresa e fomentando sua sobrevivência no mercado de TI.

As soluções oferecidas pelo fornecedor de TI não podem somente satisfazer requisitos mínimos, mas, sim, excedê-los, estabelecendo novos padrões de qualidade tecnológica.

Hoje, uma falha na conexão de Internet pode trazer enormes prejuízos, mesmo que por um período mínimo de instabilidade. Nesse cenário, os fornecedores possuem também o poder de alavancar a empresa no mercado ou deixá-la para trás.

Em momentos de crise, por exemplo, o fornecedor ainda precisa estar disponível para atender e a reagir ao problema, pois a produtividade do negócio pode ser colocada em risco.

Sendo assim, é papel do fornecedor parceiro:

  • atuar como suporte na resolução de problemas;
  • propor soluções capazes de reduzir significativamente possíveis prejuízos;
  • oferecer a vantagem de direcionar a parceria;
  • visar a construção de uma relação colaborativa e duradoura com a empresa.

Para que o fornecedor de TI tenha condições de atender de forma única e particular as demandas corporativas, será preciso que ele tenha uma boa capacidade para gerir seus clientes, ou seja, saber entender as demandas da empresa e saber exatamente como agir e o que oferecer.

É importante explicar também que o papel do fornecedor no negócio da empresa pode ser direto ou indireto.

O aumento na capacidade de gerir mais clientes por meio de seu provedor atua diretamente na satisfação do consumidor. Por outro lado, proporcionar soluções técnicas ao negócio da empresa pode atingir indiretamente os clientes, até mesmo beneficiando-os.

Atuação estratégica do fornecedor de TI

O fornecedor de TI interfere em todo o ecossistema tecnológico de uma organização.

No topo dessa pirâmide estão os grandes fabricantes, capazes de criar tendências e padrões que se estendem para todo o ecossistema. Basta que uma nova tecnologia lidere de forma significativa o segmento para que se estabeleça novos padrões de uso e qualidade, rapidez e agilidade na comunicação e interface dos softwares existentes.

Geralmente, as tecnologias disponíveis são consideradas mais abrangentes e, por isso, conseguem grande penetração no mercado. Para resolver esta dificuldade, as empresas precisam de fornecedores com alta flexibilidade e que conheçam profundamente o negócio de seus clientes, oferecendo soluções para demandas específicas.

Em um mercado extremamente competitivo, fornecedores que proporcionam o desenvolvimento de extensões ou módulos aplicáveis ao seu negócio em complementação às soluções dos grandes fabricantes passam a ter um papel fundamental na estratégia das empresas, atuando como agregadores de valor à instituição.

Nesse novo cenário, a atuação do fornecedor de TI está sendo revista. Isso significa uma mudança nas parcerias, na forma de desenvolver e gerenciar as soluções de TI.

Certamente, essa é a mudança mais radical que a área de TI já sofreu, representando o início de parcerias mais maduras, próximas e que de fato respondam as necessidades de um ecossistema de TI em evolução.

Se você ficou interessado no assunto e quer saber mais sobre gestão de TI, entre em contato conosco. Você ficará por dentro do que há de melhor no mercado e saberá como alcançar os melhores resultados no seu negócio!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>