Sabemos que a área de TI é estratégica em qualquer empresa atualmente. Com a instabilidade econômica, no entanto, manter essa área pode ter um preço muito elevado para o negócio. Então, para reduzir custos sem abrir mão da qualidade do serviço, uma excelente alternativa é o outsourcing em TI.
Para que essa terceirização na TI seja um sucesso, é preciso fazer um bom planejamento e avaliar os requisitos técnicos e de negócio. Também é necessário um estudo sobre quais áreas serão terceirizadas e qual é o prestador de serviço ideal para a empresa.
Pensando nisso, detalharemos neste post os tipos possíveis de outsourcing e o que pode ser terceirizado. Assim, você saberá o que deve ser avaliado e fará a melhor escolha para o seu negócio! Acompanhe a leitura e confira.
O que é outsourcing?
Antes de tudo, vale a pena esclarecer o termo, em si. Outsourcing determina a terceirização de serviços que, originalmente, eram feitos pela empresa, mas que podem ser executados por um ou mais fornecedores de serviços. Essa terceirização pode ser feita em diversos setores, inclusive no de TI.
Fatores como o alto custo de manutenção da área de TI, a retração do mercado e a instabilidade econômica são o que tem influenciado a tendência crescente de implementação do outsourcing. Com isso, a empresa consegue direcionar os recursos e esforços poupados ao seu negócio principal.
Por que optar pela terceirização?
Como dissemos, esse é um dos principais motivos. A tecnologia evolui constantemente, mas acompanhar essa evolução tem um custo elevado à empresa, que além de investir em tecnologia precisa se preocupar com a contratação de pessoal qualificado.
Nesse sentido, ao optar pela terceirização a empresa tem mais liberdade de se dedicar ao seu ramo de negócio principal. E, com isso, ela aumenta a sua produtividade e competitividade.
Também é preciso dizer que os fornecedores de outsourcing utilizam sempre tecnologia de ponta. Portanto, ao utilizar esse serviço, a sua empresa contará com rotinas inovadoras e vários benefícios consequentes delas, como:
- tecnologias modernas;
- utilização de boas práticas em TI,
- ambiente seguro;
- suporte por profissionais qualificados.
Quais são os tipos de outsourcing em TI?
Basicamente, existem três modelos de outsourcing: offshore, nearshore e onshore. No modelo offshore, a empresa prestadora de serviço está localizada em outro país, geralmente algum que ofereça esse tipo de serviço a preços bem atrativos, como a Índia ou a China, atualmente.
Já no nearshore, o prestador de serviço está em países próximos, geralmente vizinhos, como Argentina e Chile. E, no modelo onshore, o prestador é contratado no próprio país.
Para garantir o sucesso da implementação, é fundamental escolher o tipo mais adequado às necessidades da empresa. Isso envolve algumas questões importantes, como:
- o fuso horário;
- as diferenças culturais;
- a comunicação entre as pessoas;
- as formas de pagamento;
- os impostos sobre os serviços prestados.
Quais serviços terceirizar?
A área de TI é ampla e engloba diversos serviços. Por isso, a terceirização pode ser parcial ou total. Há a opção de terceirizar a infraestrutura em um provedor e o desenvolvimento de software em outro, por exemplo.
Alguns dos serviços de TI que podem ser terceirizados são:
- infraestrutura completa (data center, telecomunicações e redes, segurança da informação, suporte ao usuário final etc.);
- desenvolvimento e manutenção de software;
- gestão de TI.
Enfim, o outsourcing em TI é mesmo uma tendência nos dias atuais — e, como vimos, não à toa. Ao fazer a sua escolha, lembre-se de observar todos os detalhes descritos até aqui, para garantir um serviço de excelência à sua empresa!
Então, gostou deste artigo? Agora, se quiser saber ainda mais sobre outsourcing confira também as principais vantagens de utilizar esse serviço!
Denilsio Lino Andrade
março 21, 2019O texto é uma análise concisa e fortemente fundamentada em um modelo de gestão aplicado a área de TI.
ALLAN
março 22, 2019Outsourcing de TI em órgãos públicos não se aplicam todas essas situações, a área de gestão é vedada, segue recomendações balizadas pela Secretária de Logística de Tecnologia da Informação – SLTI/MPOG, que têm como apoio o Guia de Boas Práticas e várias instruções normativas, mas as principais são a IN nº 04/2014 que trata de contratação de bens e serviços de TIC e que está em processo de atualização e a IN nº 05/2017 que trata de contratação de exclusivamente de serviços de TIC com dedicação de mão de obra ou não, todas baseadas na lei geral de contratações, vide Lei nº 8.666/1993.