EVEO anuncia data center em Miami para atender empresas no Brasil – IP News

A EVEO, empresa brasileira especializada em soluções de nuvem privada e servidores dedicados, acaba de anunciar o início das operações de seu primeiro data center fora do Brasil. A nova estrutura, localizada em Miami (EUA), entra em operação na metade de maio deste ano, com o objetivo de oferecer aos clientes brasileiros uma alternativa mais competitiva e robusta de servidores dedicados, mantendo alta performance e latência reduzida. O planejamento prevê investimento de US$ 10 milhões até 2027 em uma estrutura para suportar a operação de 900 servidores.

A escolha de Miami se deve à posição estratégica como principal ponto de chegada dos cabos submarinos que conectam o Brasil ao exterior, como por exemplo: Monet, Americas-II e AMX-1. Grande parte das fibras ópticas que saem de Fortaleza, Rio de Janeiro e Santos têm como ponto de chegada a região metropolitana de Miami, o que faz do local a melhor opção para conectividade robusta e de baixa latência fora do Brasil, diz a empresa.

Vantagem financeira

O novo data center será uma opção para empresas brasileiras que buscam soluções com maior capacidade de processamento, mas precisam de custos mais competitivos que as ofertas localizadas em data centers brasileiros. Essa diferença de valores existe especialmente por conta dos impostos relacionados à nacionalização dos servidores.

A expectativa da EVEO é de que cerca de 25% da demanda atual de clientes utilize a nova operação, que deve se consolidar em pouco tempo como o terceiro principal site da empresa. Inicialmente, a ideia será atender à demanda de clientes no Brasil com uma oferta mais competitiva e mais robusta, então não é uma expansão para atender outros países neste momento.

A empresa possui quatro data centers em território nacional — localizados em São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE) — além do novo escritório regional recém-inaugurado em João Pessoa (PB). Para 2025, a EVEO mantém a meta de atingir R$ 100 milhões em faturamento e expandir ainda mais a presença no mercado, com novos produtos, zonas de disponibilidade e estratégia de crescimento acelerado e sustentável.

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