
IT Fórum | Repatriar workloads da nuvem pública pode gerar até 60% de economia
As empresas brasileiras podem reduzir em até 60% os custos totais de propriedade (TCO) ao repatriar workloads estáveis da nuvem pública para ambientes privados ou híbridos.
Workloads “sempre ligados”, como bancos de dados, sistemas críticos e storage intensivo, são os mais propensos a gerar economias nesse cenário.
Estudo revela impacto financeiro da repatriação de workloads
Os dados são de um estudo da EVEO, o Cost Reality Report 2025. O estudo analisou faturas de 30 empresas brasileiras de médio e grande porte ao longo de 12 meses.
Foram simulados três cenários:
- Nuvem pública
- Nuvem privada
- Ambiente híbrido
As projeções consideraram um período de cinco anos, incluindo variáveis como câmbio entre real e dólar e inflação média sobre o preço da energia.
Quando a nuvem pública deixa de ser eficiente
“Durante anos, a nuvem pública foi vendida como uma solução única para todos os problemas, mas a realidade é que workloads previsíveis não precisam pagar pela elasticidade que não usam”, afirma Julio Dezan, diretor de operações da EVEO.
Tendência de mercado: repatriação ganha força
O estudo também cita pesquisas recentes feitas por terceiros, que indicam que 83% dos CIOs planejam repatriar parte de seus workloads ainda em 2025.
Além disso, 53% dos líderes seniores afirmam que a nuvem privada é prioridade para novas cargas de trabalho nos próximos três anos.
Fonte
Matéria publicada em: IT Fórum
Descubra qual modelo de infraestrutura faz mais sentido para o seu negócio.
Deixe um comentário